Normalmente a casa é o lugar onde as pessoas devem e precisam se sentir seguras. Acontece que, com o crescente índice de violência e registros cada vez mais frequentes de roubos e furtos, as famílias e residências acabam ficando vulneráveis.
Poucas coisas são mais assustadoras do que a possibilidade de invadirem a nossa casa. Afinal, o “lar doce lar” é o lugar onde costumamos nos sentir seguros e protegidos. E somente aqueles que já passaram por uma situação de invasão podem descrever o quão aterrorizante ela é.
Porém, não é preciso vivenciar esse cenário para estar preparado para evitá-lo. Alguns truques podem fazer com que o invasor se sinta desencorajado a agir, poupando-lhe de passar por essa situação apavorante. Portanto, tome nota do que você precisa fazer para evitar uma possível invasão em sua casa.
O que os ladrões costumam pensar antes de realizar o roubo ou furto?
Muitas das dicas abaixo inclusive foram obtidas através de depoimentos de ladrões presos á empresas de mídia e autoridades policiais.
Tempo para realizar o roubo
O tempo que leva para entrar em uma casa é um dos principais fatores que os bandidos observam. Quanto mais tempo gastarem, maior a chance de serem pegos. Então, quanto mais você dificultar esta tarefa, melhor. Afinal, nada mais chamativo para um bandido do que uma porta ou um portão aberto, não é mesmo? Embora seja fácil de escolher um bloqueio, é preciso que ele cubra todas as possíveis entradas, como portas e janelas.
Presença de itens de segurança ou cachorros
Cães latindo e sistemas de segurança em casa vão afastar os ladrões e promover uma atenção indesejada em função do barulho que eles criam. Consequentemente, os assaltantes, muitas vezes, ignoram casas com esses recursos.
Quando um bandido decide roubar casas, ele procura maneiras de fazê-lo com o menor esforço. A necessidade de se livrar de sistemas de alarmes ou de cães de guarda é, de fato, um dificultador que pode representar a não escolha da sua casa pelos bandidos e garantir a sua segurança.
Iluminação do imóvel
Casas que são mal iluminadas à noite ou que têm muitas árvores que bloqueiam a entrada principal ou janelas são alvos atraentes para os bandidos, uma vez que a falta de iluminação e as plantas altas servem como uma capa para os ladrões passarem despercebidos. Um sistema de luz com temporizador, que acende ao anoitecer, e um jardim limpo com pequenas plantas podem te ajudar nesta tarefa.
Rotina dos moradores
Cada vez mais os bandidos têm reservado tempo para observarem suas vítimas. Além de observarem a rotina dos moradores de um alvo pretendido, eles têm observado as redes sociais e datas de oportunidade, como feriados.
Para burlar esta questão e aumentar sua segurança, restrinja o acesso às suas redes sociais somente para conhecidos, mude seus horários frequentemente, converse com os vizinhos para que eles possam ir à sua casa quando você estiver viajando e, se possível, tenha um sistema de monitoramento com câmeras, onde você possa observar sua residência à distância. Crie grupos de vizinhança no face ou whatsapp e comunique-se com seus vizinhos sobre qualquer suspeita.
Como os ladrões costumam agir:
Os assaltantes preferem residências vazias. Acionam campainhas, fazem ligações telefônicas e percorrem ruas e quadras do entorno.
Costumam usar disfarces de prestadores de serviços e até mesmo de mendigos.
Atuam geralmente em dias úteis, horário comercial, depois de constatarem a ausência dos moradores.
Preferem furtar ou roubar eletrodomésticos, armas, DVDs, vídeo games, cheques, dinheiro e aparelhos telefônicos.
Pontos fracos da sua casa
Verifique os pontos fracos da sua casa! Veja se a iluminação é suficiente, tudo o que pode fazer para melhorar sua segurança.
Se seu muro é alto o suficiente, ou se prefere grades, de qualquer das formas procure instalar cerca elétrica, melhor ainda se for junto com a concertina e com alarme conjugado. Assim vai dificultar em muito a ação dos bandidos.
Reforce portas e janelas
Outra medida que pode desencorajar um invasor é a implementação de reforço nas portas e janelas. Afinal, o que é mais fácil de atravessar: uma janela que é protegida apenas pelo vidro ou outra que tem grades de proteção? Reforçar as portas pode até não intimidar o invasor, mas inibe ações de arrombamento. E nunca escolha aquelas portas de vidro que são facilmente quebráveis, especialmente se você é daqueles que vive esquecendo a chave na fechadura.
Janelas com divisões no vidro próximas à fechadura são menos seguras, já que o vidro fará menos barulho ao se quebrar pela ação de um ladrão. Usar algum tipo de tranca opcional também é uma boa medida para atrasar o criminoso. Um exemplo é a colocação de um pedaço de madeira no trilho das janelas e portas de correr. Até telas mosquiteiras podem dificultar a vida do ladrão e levá-lo a optar por tentar a sorte em outra casa.
Desconfie de Todos
Os correios chegaram trazendo uma encomenda? Um vizinho quer entrar para contar uma novidade? Um oficial de justiça está batendo na sua porta? Alguém oferecendo alguma mercadoria ou serviço? Tome cuidado: todos esses podem ser disfarces para um invasor que quer entrar em sua casa. Sempre confirme a identidade das pessoas e evite convidá-las para entrar em sua residência. Às vezes estamos lidando com um criminoso que quer estudar o local antes de agir posteriormente.
Tome cuidado ao chegar em casa
Muitos bandidos aproveitam a hora em que a pessoa vai entrar em casa para render a vítima. Então, alguns cuidados são importantes nesse momento. Se você desconfia de alguém que está parado ou rondando por perto, desvie o caminho e não entre. Procure um lugar seguro e ligue para sua casa.
Verifique a rua antes de acionar seu portão da garagem ou antes de entrar em casa mesmo pelo portão a pé. Antes de entrar em casa, visualize se tem alguém suspeito na rua, se estiver de carro dê uma volta pela rua e certifique se pode acionar o portão.
Evite conversar no portão, enquanto se despede de alguém. É melhor entrar e conversar dentro de casa ou do prédio.Prevenir é uma boa maneira de evitar ser pego de surpresa.
Aposte em alertas sonoros
O alerta sonoro é um dispositivo excelente para quem busca uma proteção extra na área externa da casa. Com o alarme instalado, um barulho altíssimo é emitido quando for detectado algum movimento pelos sensores. Um alerta também é enviado para a central responsável pela segurança da casa, que fará uma ronda no local.
Seguindo o mesmo princípio das “armadilhas sonoras”, um alarme atrás da porta pode acabar denunciando a ação de invasores. E não estamos falando daqueles complexos sistemas que dependem de bateria e energia elétrica. Geralmente, um sino bem instalado vai fazer muito bem esse trabalho.