Preço, qualidade da construção, localização, segurança. No aluguel ou compra de um imóvel não há como desconsiderar tais variáveis. A melhor compra, inclusive, é a que consegue combiná-las. Afinal, de que adianta um imóvel barato e de difícil acesso? Com a crescente violência urbana, o item segurançaa tem ganhado ainda mais importância: é preciso garantir a integridade dos bens e dos moradores. E essa seguranÃçaa residencial passa por muitas etapas. Recursos para proteger casas, prédios e condomônios começam na construção e passam pela adoção de tecnologias especializadas, mas também de cuidados pessoais. Não adianta ter o alarme mais eficiente e deixar qualquer pessoa que toque o interfone entrar no prédio.
Cuidado Máximo
Cada imóvel precisa de soluções de segurança específicas para sua realidade. Nem sempre é possível recorrer a todas as opções disponíveis no mercado. Especialistas em segurança mostram os cuidados para garantir a máxima proteção.
- Casas – Para que uma casa esteja plenamente segura é necessário recorrer à cerca elétrica, alarme, fechadura elétrica, interfone com visor eletrônico, câmeras pelo menos no lado externo da residência e luzes que se acendem com o movimento externo.
- Prédios – Precisam dos mesmos serviços adotados pelas casas, mas também de um cuidado extra: soluções de segurança com foco no acesso ao prédio, andares, garagens e áreas comuns.
- Condomínios – A diferença em relação aos prédios e casas é que o condomínio pode ainda recorrer à instalação de câmeras em todas as ruas, além de vigilância motorizada 24 horas nessas vias de circulação interna.
- Imóveis comerciais – Diferentemente dos serviços de segurança para residências, nos imóveis comerciais há uma preocupação também com roubos internos de clientes mal-intencionados. Para isso, câmeras internas que monitorem o movimento nos edifícios são uma prioridade. Muitos comerciantes buscam monitorar quem entra e sai do estabelecimento, então câmeras externas são muito usadas, além de câmeras colocadas em pontos estratégicos e confidenciais que monitoram os vendedores e trabalhadores. Os alarmes também devem ser utilizados.